segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resenha | Cem anos de solidão

     Mais uma resenha de um Prêmio Nobel da Literatura! Gente, mais uma vez eu digo: minhas resenhas são muito pessoais, e eu sou uma leitora muito novinha, então não me arrisco em críticas da obra e muito menos do autor, então, isso aqui é mais um relato de experiência na leitura do que uma resenha crítica em si. Espero que me compreendam.
   Esse livro não foi lido por indicação. Uma amiga estava indignada, pois procurou esse livro em uma livraria da nossa cidade e não o encontrou. Ela disse cobras e largatos da livraria e eu morro de rir apenas de lembrar a cena. Depois vi uma professora lendo na biblioteca, mas ainda assim nunca tive um contato. Contudo, fiquei curiosa e resolvi ler, então me aventurei, esperando uma leitura complexa e cansativa. E fui surpreendida por um autor simples, mas sofisticado e uma história muito dinâmica e intrigante. Então, olhos à leitura.

     Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, nos põe a par da história de uma família, os Buendía, na qual eu me tornei íntima nessa semana. Eles são solitários, porém loucos! Ô família que me divertiu e assustou ao mesmo tempo, viu? Os patriarcas da família fundaram a pequena cidade de Macondo, que viu de tudo um pouco. O livro nos traz a história de um pouquinho de cada pessoa daquela família, num período de cem anos.   
     García Márquez trabalhou com excelência nessa obra, que ao mesmo tempo que nos entretém, nos faz refletir sobre o ser humano e sua essência. Nós corremos atrás de tanta coisa na vida, buscamos com unhas e dentes os nossos objetivos e nos cansamos na labuta diária, mas, e no final? O que fica? A ESSÊNCIA. Engraçado, como só agora, escrevendo essa resenha, me veio à mente a semelhança com o livro do cânon bíblico, o Eclesiastes. De uma maneira muito sutil, García Márquez nos faz perceber que tudo é um "correr atrás do vento". É lógico que devemos sim buscar os nossos sonhos e batalhar por aquilo que achamos certo, mas é errado se gastar por inteiro nessa jornada quase insana que é a vida. Creio que devemos nos preocupar com o que realmente somos, não o que nós temos. Que coisa piegas e batida! Mas é a verdade meu caro leitor. Nos preocupamos tanto em ter, ter, ter, que acabamos por nos esquecer do que estamos nos tornando. E a essência? De acordo com o dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa um dos significados de essência é: "aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo". Qual é a sua característica mais importante? Será que você está perdendo-a? A troco de quê?
     Gostei realmente do livro, e apesar de me perguntar: "Por que eu demorei tanto a lê-lo?", eu tenho a convicção de que o momento da leitura foi propício, e provavelmente o será futuramente, pois nunca lemos o mesmo livro duas vezes, as novas experiências são adquiridas e com elas vem um novo olhar sobre as coisas, principalmente sobre a literatura. 
     Indico o livro, tanto para uma leitura relaxante quanto para uma leitura reflexiva, pois mesmo inconscientemente você fará os dois. Gabriel García Márquez, o meu muitíssimo obrigada por esse achado da literatura mundia, você foi presenteado com um dom e soube usá-lo de maneira louvável! Os meus sinceros agradecimentos!



2 comentários:

  1. Você acredita que até hoje eu não li?! HAUshuaShu Comprei tem um tempinho e não li, que isto sirva de incentivo pra mim então. Como sempre você é uma leitora invejável, e eu curti muito a resenha. hAUShuAS Fiquei P. da vida o dia da livraria, fiquei com vontade de matar a mulher ou pelo menos ter um "lero" com a dona da livraria sobre a atendente dela... Não conhecer o Gabo?! Sacanagem né?! Saudades enormes de vc e nossos papos literários mocinha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah Bárbarella, não creio que você ainda não leu! Me prometa que assim que entrar de férias você lerá porque é absolutamente ótimo! Eu amei de verdade e acho que o Nobel foi definitivamente merecido! Obrigada pelo carinho amiga, a recíproca é verdadeira! Agora, venhamos e covenhamos, agora que vc mora em JF nem precisa mais dessas livrarias daqui né? Hahahaha Você agora está chiquérrima! E depois de estante virtual e das promoções dos sites compensa muito mais! Um abraço cheio de saudade pra vc ex-ruiva! Precisamos marcar uma reunião da saudade do Clube da leitura! :*

      Excluir