quarta-feira, 8 de agosto de 2012

De onde menos se espera



Hoje eu trouxe um texto muito interessante que eu "sem querer" achei no computador dos meus avós (sim, eles têm um computador). Esse texto eu escrevi no dia 12 de outubro de 2011, foi justamente na semana que eu tirei para relaxar antes da prova do ENEM. Fiquei uma semana inteira sem internet e sem contato com a matéria da prova, então resolvi escrever um pouco sobre alguma coisa que me chamasse a atenção. Eis que eu comecei, e segue um dos textos que eu escrevi e nem lembrava que havia escrito: 

"Ler... minha paixão. Acho que é uma das únicas coisas que faço realmente bem. Não tenho vocação com números e não me dou bem quando aprofundo em quase nada. Comecei com os desenhos, mas, acabou ficando chato. Depois resolvi tentar com o violão, mas, arranjos musicais não eram pra mim. Então, mudamos de cidade, ou melhor, voltamos para aquele lugar onde morávamos. Detestava aquilo, odiava mesmo. Lugar atrasado, justo quando eu começava a me dar bem com a escola, adorava os professores e eles me adoravam, a recíproca é tão linda... Mas, a realidade não teve pena de mim. Fui jogada em uma escola que sempre detestei, com professores que sempre me odiaram, (acho que porque eu não tinha o pedigree no sobrenome) onde eu era apenas mais uma por ali. Durante o primeiro mês foi tudo horrível mesmo.

Só que as coisas começavam a mudar lentamente, por que antes a menina dos meus olhos era a matemática, adorava os números e as operações, eu simplesmente amava aquele universo, mas, quando você tem uma professora que não sabe te ensinar e que só complica a sua vida, bom, aí as coisas não parecem ser boas de verdade. Você começa a enxergar que aprendeu tudo de maneira superficial. Porém, me tiraram uma coisa muito importante, mas me deram outra em troca: AS LETRAS. Nunca fui fã de carteirinha de português, eu até simpatizava, mas só nos livros mesmo, nas histórias, porque nenhum professor de português se importava muito com a leitura, pelo menos até aquele dia. Ela, a professora que eu detestava no início da terceira série, ressurgiu das cinzas da minha memória. Logo pensei que iria começar o martírio todo de novo. Mas, daí a surpresa: ela estava totalmente mudada! Algo tinha acontecido na vida daquela mulher e finalmente eu seria agraciada com o poder das palavras. Parece até aquelas histórias de milagres, se bem que foi assim mesmo porque foi das aulas dela que eu extraí a essência linda e doce do português, das palavras, da arte de emocionar com as letras.
http://4.bp.blogspot.com/-V3RnMbtIoQ0/UCLA-lrijUI/AAAAAAAAAJY/7FC16pHYmaw/s320/563392_360708227334635_884917795_n.jpgEla trouxe pro meu mundo uma maneira boa de estudar português: lendo. Aaaah, era justamente o que eu mais queria: ler, ler e ler. Claro que tinha a gramática, mas com ela ficava mais fácil, mais suave e menos cruel. A gramática era apenas um adicional que servia só pra me ajudar. Com o passar do tempo nos tornamos ávidas amigas leitoras, eu passei a emprestar livros a ela, e conversar sobre livros com ela. Recebi vária recomendações literárias que continham histórias que estão dentro de mim até hoje, histórias que me marcaram e emocionaram. E, a luz veio de onde eu menos esperava."


Nenhum comentário:

Postar um comentário