sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Resenha | O menino do pijama listrado


“’Por que há tantas pessoas do seu lado da cerca?’, perguntou ele. ‘E o que vocês estão fazendo aí?’”

Você já pensou em ter a história da Segunda Guerra Mundial narrada por um menino de nove anos, filho de um comandante nazista, que não tem ideia do que ocorre do outro lado da cerca? É isso que te aguarda em “O menino do pijama listrado”.

Bruno, o “jovem rapaz”, percebe que sua vida começa a mudar depois de uma visita muito importante do, “Fúria” e da mulher loira em sua casa. Ele precisa mudar de casa, da tão querida casa em Berlim, e ir para uma casa não tão querida e nem bonita no campo.


http://4.bp.blogspot.com/-MQ8hCzSf4VM/UEDu_AMnLeI/AAAAAAAAASk/A6cNSBdQAvU/s320/o-menino-pijama-listrado.jpg
Título Original: The boy in the   triped pyjamas : a fable
Autor: John Boyne

Editora: Cia. das Letras

Páginas: 186

Para ler a sinopse clique aqui.

Lá ele não tem amigos e nem com quem se divertir, mas acaba encontrando algo que desperta seu interesse, e nos mostra que é possível nascer uma amizade nas circunstâncias mais inusitadas e com as pessoas mais surpreendentes.

O livro foi escrito por John Boyne em apenas dois dias e meio. E o livro pode ser lido nesse período de tempo também, posto que a leitura se dá de uma maneira muito leve e curiosa. Você se vê imerso no mundinho de um garoto de nove anos que está passando por um dos períodos mais turbulentos da História e nem mesmo se dá conta disso (ou eles não dão conta disso a ele). O narrador é em 3ª pessoa e ele sabe tudo o que Bruno pensa, por isso meu professor de Teoria da Literatura o chama (estranhamente?) dé  narrador com.

Eu tenho uma certa simpatia pela literatura da 2ª Guerra Mundial, embora isso não seja um tanto quanto saudável. Mas “O menino do pijama listrado” superou minhas expectativas e foi delicioso relê-lo. Reler uma história de amizade em meio ao caos.
Ah, e a capa do livro é uma delícia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário